Sobre

A preocupação com questões ambientais e sociais sempre me sensibilizou bastante e a busca por intervir nesses assuntos mobilizou-me para cursar Biologia, dessa forma comecei essa jornada. Assim, possuo bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), concluídos em 2014.

Eu sempre me interessei muito por educação, a minha família incentivou muito isso em mim e nos meus irmãos. Em razão disso, durante a graduação eu adquiri habilidade em elaborar, desenvolver, executar e avaliar atividades educacionais devido à minha participação em disciplinas da licenciatura e de Educação Ambiental. E também devido a atuação em projetos de Educação Ambiental como o “Educação Ambiental Trilha Subaquática” desenvolvido pelo professor Flávio Berchez, do Instituto de Biociências da USP, no qual existe um embasamento filosófico da Educação Ambiental como processo de transformação individual e social.

Também tive uma vivência em pesquisa científica ao realizar iniciação científica com manejo de palmeira juçara no Laboratório De Silvicultura Tropical, o Lastrop, do Departamento de Ciências Florestais. Essa oportunidade ajudou-me a lidar com levantamento e análise de dados, a aprimorar minha redação de relatórios, artigos e projetos, bem como a ampliar meu conhecimento das questões socioambientais, uma vez que o manejo da palmeira era realizado por populações locais de caiçaras e quilombolas no entorno de uma Unidade de Conservação e foi o meu primeiro contato com comunidades florestais.

E desde 2016 eu leciono a disciplina de Biologia para o COC Pré-vestibular, em Mogi das Cruzes/SP, facilitando a preparação dos estudantes para ENEM e outros vestibulares. Essa experiência num contexto formal de educação  me permite o trabalho cotidiano de elaborar, desenvolver, executar e avaliar atividades educacionais, além de selecionar de conteúdo relevante para o contexto. A vivência em sala de aula me enriqueceu muito, pois permitiu melhorar a minha facilidade de relacionamento e comunicação oral e escrita, além de me deixar em contato com a geração que está vindo agora que me deixa muito esperançosa.

Também desde de 2016 até o presente presto serviço e atuo como educadora na empresa de estudos de meio Pé na Estrada, situada na cidade de São Paulo/SP, a qual realiza projetos de educação não formal com base no desenvolvimento humano, social, econômico e ambiental dos estudantes. Nesse contexto, como resultado desse trabalho, eu atendi diversos públicos escolares realizando estudos de meio que articulam o contexto sociocultural das comunidades locais com os desafios ambientais do local em que vivem.