Workshop Trilha

O que fazer ao concluir a faculdade? Como iniciar a busca por trabalho? De que maneira posso criar o meu espaço?

Essas e muitas outras questões permeiam a mente das pessoas ao concluir a universidade. Os jovens atualmente sofrem uma série de dificuldades para inserção no mercado de trabalho. O desemprego no Brasil chegou a 8% em abril de 2015 (IBGE, 2015), e dentre a porção de desempregados os recém-formados são um grupo bastante representativo.

Escolher um curso universitário é desafiador, mas a transição ‘universidade-mercado de trabalho’ sem dúvida é uma das fases mais críticas na jornada profissional. Muitos jovens sentem-se desorientados na busca por oportunidades profissionais ao se desvincular da universidade e ingressando no mercado de trabalho. Entretanto há muitas técnicas disponíveis para direcionamento de carreira e estratégias eficientes para busca de emprego de modo direcionado e organizado.

Pensando nisso a proposta desse workshop é revolucionar a forma como os profissionais percebem suas carreiras e mostrar algumas alternativas para um trabalho mais significativo. Muitas das técnicas apresentadas foram extraídas de conteúdos e palestras de universidades norte-americanas como UC Berkeley e Yale, além de vídeos e TED Talks disponíveis sobre o assunto. A proposta visa ampliar a percepção sobre “oportunidades profissionais” posicionando esse elemento para além de um emprego, uma vez que é possível trabalhar como free-lance, realizar projetos independentes, criar o próprio negócio, realizar parcerias, atuar como voluntário numa organização, dentre outras. Dessa forma, é possível ampliar o leque de opções, criando oportunidades onde antes não havia.

O Workshop Trilha tem por intuito orientar pessoas para escolhas mais assertivas de carreira e busca por emprego gerando impacto positivo na sociedade por meio do seu propósito.

São 7 horas de conteúdo dividido em três módulos ­ autoconhecimento, conexão e plano de ação ­ para trazer clareza nas suas escolhas a partir do que faz mais sentido para você. Para alcançar a proposta do workshop o projeto trabalha especialmente por meio de práticas e conteúdos que abordam os seguintes tópicos:

1. Olhar para si mesmo

Descubra quais valores norteiam suas decisões e, aprenda a selecionar as melhores oportunidades para você a partir das suas habilidades e interesses

2. Mudanças globais

Saiba por que apenas enviar seu currículo ou cartas de recomendação não se converte em entrevistas ou oportunidades de trabalho

3. O poder da rede de contatos

Aprenda a fazer contatos importantes para sua jornada profissional e realização de projetos

4. Metodologia e prática

Descubra quais recursos podem ser úteis para o seu autoconhecimento, planejamento profissional e na busca por emprego. A metodologia utilizada envolve investigação individual e em pares sobre os temas abordados durante o workshop.

Atualmente os canais de comunicação com o público são as redes sociais e o blog. Esse projeto teve sua primeira edição em abril de 2017 e ocorrerá uma nova agora em dia 29 de setembro de 2018.

Redes sociais do projeto