Curso de Iniciação ao Montanhismo

Os recursos naturais provem aquilo de que necessitamos para suprir as nossas necessidades básicas de alimentação, hidratação, abrigo, etc. E atualmente eles têm sofrido um intenso processo de degradação seja por desmatamento, poluição de recursos hídricos ou políticas ambientais inadequadas para os desafios atuais.

Atualmente nossa sociedade enfrenta uma série de desafios relacionados aos modelos adotados na gestão dos recursos naturais. A ONG SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais fizeram um mapeamento que apontou um cenário de desmatamento na Mata Atlântica, no qual quase 90% do bioma foi devastado, restando apenas 12,5% da área original. Desse total estão em área unidades de conservação que ainda sofrem grande pressão no entorno.

Dessa forma, o Ecoturismo e a prática de Atividades ao Ar Livre podem atuar como ferramentas que auxiliem na reflexão sobre a minimização dos impactos de nossas atividades atuais sobre o meio ambiente, por meio de atividades que provoquem os sentidos (tato, olfato, visão e audição) e valorizem o aprendizado através de práticas desportivas ou visitas conscientes. Portanto, a Educação Ambiental se destaca como importante instrumento na sensibilização e modificação de comportamento com vista a atitudes menos agressivas com relação ao meio ambiente.

A Caminhada de Iniciação ao Montanhismo tem por objetivo fornecer aos participantes os conhecimentos básicos para realizarem as suas atividades de montanhismo associadas à Educação Ambiental e valores éticos de excursionismo de mínimo impacto. Para alcançar esse alvo o projeto trabalha especialmente com EA em ambientes de Unidades de Conservação por meio de práticas e conteúdo que abordam os seguintes tópicos:

  1. Planejamento: etapa para a construção de um roteiro;
  2. Equipamentos: como escolher um equipamento adequado para iniciar em trilhas e caminhadas;
  3. Segurança: dicas básicas de primeiros socorros em trilhas e;
  4. Educação Ambiental: interpretação da biodiversidade existente no ambiente visitado.

Atualmente os canais de comunicação com o público são as redes sociais e o blog. Esse projeto teve sua primeira edição em setembro de 2017, e como resultado desse trabalho foram atendidas 44 pessoas ao longo de seis edições da “Caminhada de Iniciação ao Montanhismo” realizadas no Pico do Urubu, em Mogi das Cruzes/SP.

Redes sociais

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *